quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

FICHA: O Jogo da Dissimulação: Uma Provocante Análise do Fingimento, da Falsidade e do Engano no Universo Feminino

" ... fingir reflete mais freqüentemente um desejo, embora desencaminhado, de proteger outros e de assegurar a viabilidade do eu, assim como os nossos relacionamentos."


Autor(a): Harriet Goldhor Lerner
Editora: Best Seller
Ano: 1993
Número de Páginas: 253
Título Original: Dance of Deception
ISBN: 85-7123-478-7
Filme: Não
Jogo: Não
Indicado para: Quem gosta de livros com discussões mais sérias e quer entender melhor o universo feminino e as relações humanas
Contra-indicado para: Quem não tem paciência para livros que exigem reflexão e análise
Livros Relacionados: Ainda não li nenhum outro que siga a mesma linha

O livro

Um livro que retrata a mentira e as várias formas como ela se apresenta: o fingimento, o engano, a omissão... Ele analisa como a mentira é vista nos dias atuais, a forma como a sociedade muitas vezes dificulta a honestidade e como a mentira pode ser necessária, ajudando a preservar os relacionamentos. Como foco no universo feminino, ele mostra a pressão que a sociedade exerce nas mulheres, obrigando-as muitas vezes a viver de forma pouco autêntica.

A autora, psicóloga e psicoterapeuta, permeia o livro como casos que exemplificam o que ela quer expressar e passeia por temas polêmicos como segredo, privacidade, omissão, infidelidade e monogamia, discutindo também o papel do fingimento na sexualidade e nas relações homem/mulher.

Opinião Pessoal

É interessante o modo como a autora mostra que a dissimulação não é necessariamente algo ruim e o quanto ela está presente em nossas vidas. Os exemplos mostrados são curiosos e além de tornar o livro mais interessante, ajudam a nos identificarmos e compreendermos melhor o que ela quer dizer. Claro que um livro reflexivo pode se tornar um pouco monótono, mas é uma boa leitura e certamente te fará repensar seus atuais conceitos sobre a mentira.


0 comentários: