sábado, 1 de janeiro de 2011

FICHA: Réquiem

"Nós, o povo, somos quem sustenta e dá prosseguimento à guerra, mas não somos nós quem a começamos ou terminamos. Você e eu estamos na mesma posição; dois indivíduos presos nas armadilhas do sistema."

livro requiem
Autor(a): Shizuko Go
Editora: Record
Ano: 1994
Número de Páginas: 141
Título Original: Rekuiemu
ISBN: 85-01-04025-8
Filme: Não
Jogo: Não.
Indicado para: Quem gosta de dramas e livros de reflexão.
Contra-indicado para: Quem não gosta de livros muito tocantes e prefere os mais leves.
Livros Relacionados: O Diário de Anne Frank.

O livro

O enredo se passa no Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Enquanto morre, Setsuko, uma jovem japonesa, nos guia através da sua história e das suas reflexões, mostrando o sofrimento e a destruição causados ao seu país. Em seu percurso vemos o amadurecimento da jovem, antes uma defensora incondicional de sua pátria, que aos poucos desperta e se questiona sobre a realidade da guerra.

Resumo
(Atenção: Não leia se não quiser saber a história e o final do livro!)

Setsuko está morrendo em um abrigo anti-aéreo construído na sua casa. Através das suas lembranças, sonhos e um diário que ela partilhava com uma amiga, conhecemos sua história. Ela tornou-se amiga de Naomi no colégio. Enquanto Setsuko era uma excelente aluna e monitora, Naomi tinha um espírito mais rebelde, sendo filha de um professor questionador que acabou sendo preso. Elas revezam um diário, onde vemos o forescer da amizade e da influência que uma exerce sobre a outra.

Com o avanço da guerra, todos vão morrendo. Naomi e a mãe morrem em abril, quando a casa delas pega fogo com uma bomba incendiária. Em maio morre o pai de Setsuko ao ir para o trabalho, devido a um ataque aéreo. A mãe de Setsuko morre em junho atingida por uma metralhadora ao ir buscar suprimentos, no mesmo mês chega o último cartão de Hajime, irmão de Setsuko, que se alistara voluntariamente no esquadrão Kamikaze. Em julho morre Wakui, que Setsuko conhece por intermédio da família de Naomi, e em agosto morre Sawabe, amigo de Setsuko, por um estilhaço de granada. Finalmente, Setsuko morre também, em agosto.

Opinião Pessoal

Um dos significados de Réquiem é "prece pelos mortos" e o livro reflete bem isso. Ele é forte e tocante, mostrando o poder de destruição da guerra e o impacto dela na vida das pessoas. Os personagens refletem a diversidade da alma humana, com opiniões bem diferentes sobre o mundo. O enredo é completamente não linear, e vamos compreendendo e juntando aos poucos os pedaços da história. Um livro sobre amizade e juventude, que ajuda a despertar uma visão crítica sobre a guerra.


Veja outros livros de Ficção.
Veja outros livros de Reflexão.
Veja outros livros de História.

0 comentários: