sábado, 1 de janeiro de 2011

FICHA: Réquiem

"Nós, o povo, somos quem sustenta e dá prosseguimento à guerra, mas não somos nós quem a começamos ou terminamos. Você e eu estamos na mesma posição; dois indivíduos presos nas armadilhas do sistema."

livro requiem

FICHA


Autor(a): Shizuko Go
Editora: Record
Ano: 1994
Número de Páginas: 141
Título Original: Rekuiemu
ISBN: 85-01-04025-8
Filme: Não
Jogo: Não.
Indicado para: Quem gosta de dramas e livros de reflexão.
Contra-indicado para: Quem não gosta de livros muito tocantes e prefere os mais leves.
Livros Relacionados: O Diário de Anne Frank.

O LIVRO

O enredo se passa no Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Enquanto morre, Setsuko, uma jovem japonesa, nos guia através da sua história e das suas reflexões, mostrando o sofrimento e a destruição causados ao seu país. Em seu percurso vemos o amadurecimento da jovem, antes uma defensora incondicional de sua pátria, que aos poucos desperta e se questiona sobre a realidade da guerra.

OPINIÃO PESSOAL

Um dos significados de Réquiem é "prece pelos mortos" e o livro reflete bem isso. Ele é forte e tocante, mostrando o poder de destruição da guerra e o impacto dela na vida das pessoas. Os personagens refletem a diversidade da alma humana, com opiniões bem diferentes sobre o mundo. O enredo é completamente não linear, e vamos compreendendo e juntando aos poucos os pedaços da história. Um livro sobre amizade e juventude, que ajuda a despertar uma visão crítica sobre a guerra.

RESUMO COMPLETO DA HISTÓRIA
(Atenção: Não leia se não quiser saber a história e o final do livro!)

Setsuko está morrendo em um abrigo anti-aéreo construído na sua casa. Através das suas lembranças, sonhos e um diário que ela partilhava com uma amiga, conhecemos sua história. Ela tornou-se amiga de Naomi no colégio. Enquanto Setsuko era uma excelente aluna e monitora, Naomi tinha um espírito mais rebelde, sendo filha de um professor questionador que acabou sendo preso. Elas revezam um diário, onde vemos o forescer da amizade e da influência que uma exerce sobre a outra.

Com o avanço da guerra, todos vão morrendo. Naomi e a mãe morrem em abril, quando a casa delas pega fogo com uma bomba incendiária. Em maio morre o pai de Setsuko ao ir para o trabalho, devido a um ataque aéreo. A mãe de Setsuko morre em junho atingida por uma metralhadora ao ir buscar suprimentos, no mesmo mês chega o último cartão de Hajime, irmão de Setsuko, que se alistara voluntariamente no esquadrão Kamikaze. Em julho morre Wakui, que Setsuko conhece por intermédio da família de Naomi, e em agosto morre Sawabe, amigo de Setsuko, por um estilhaço de granada. Finalmente, Setsuko morre também, em agosto.


Veja outros livros de Ficção.
Veja outros livros de Reflexão.
Veja outros livros de História.

0 comentários: