terça-feira, 12 de abril de 2011

FICHA: Guia Prático de Sobrevivência para o Final dos Tempos

" Deus, o nosso Supercomputador que dirige todo o sistema, é o mais avançado de Seu tempo. Foi criado com uma margem de falha operacional para a terceira dimensão de apenas 0,045%, um número excelente para os Supercomputadores de monitoramento, marca ainda insuperável. Mas mesmo assim perigoso porque é a margem de falha operacional que pode pôr um projeto inteiro a perder."

guia prático de sobrevivência

Autor(a): Ricardo Kelmer
Editora: Elevação
Ano: 2000
Número de Páginas:215
ISBN:85-86623-38-5
Filme: Não
Jogo: Não
Indicado para: Quem gosta de contos simples sem maiores pretensões
Contra-indicado para: Quem gosta de histórias com um final bem resolvido e claro, sem margem para suposições
Livros Relacionados: Não me recordo de nenhum, no momento.

O livro


Trata-se de uma reunião de contos do autor. São nove contos que envolvem temas sobrenaturais e místicos, com personagens que parecem loucos para todos os outros, mas que são os únicos a realmente compreender o que acontece à sua volta.

Resumo
(Atenção: Não leia se não quiser saber a história e o final do livro!)

1º Conto - Todos achavam que um senhor idoso, chamado Pepeu, era louco. Ele dizia cuidar de dois meninos: um negrinho escondedor (capaz de esconder e achar coisas) e outro alcoviteiro (que fazia as pessoas se encontrarem).

2º Conto - Algo sobrenatural invade o sonho das mulheres para realizar seus mais íntimos desejos.

3º Conto - Um detetive se depara com estranhas mortes tendo como ligação a Praia de Iracema.

4º Conto - Criaturas malignas vêm ao amanhecer, matando as pessoas que são capazes de vê-las se as encontrarem acordadas.

5º Conto - Misteriosos cilindros chegam pelo mar, com a capacidade de permitir a fuga de um mundo caótico.

6º Conto - Quando o supercomputador Deus da Cia. Interlactea, que criou a Terra e a raça humana, enfrenta problemas para localizar um fugitivo, o monitor Yehduh é solicitado para ajudar.

7º Conto - Ao escrever um livro com suas memórias de presente para a esposa, um homem recorda-se de uma entidade chamada Mariana, que o ajudou em tempos difíceis.

8º Conto - O namorado de Luciane vai parar dentro de um quadro em busca de uma princesa, e ela encontra ajuda para resgatá-lo.

9º Conto - Zeca conta para a namorada Gisele sobre "O Observador", seres que vem para ajudar nas fases difíceis.

Opinião Pessoal


Esse realmente foi um livro complicado para postar uma opinião. Primeiro, porque fui ao blog do autor: (http://blogdokelmer.wordpress.com/) e o achei uma pessoa encantadora. Tem alguns posts e comentários muito divertidos por lá e dá para ver que ele tem um público que gosta de suas histórias. Em compensação o livro têm algumas características que eu, particularmente, não gosto. Uma delas é que os finais não são fechados, eu gosto de saber exatamente o que acontecerá com os personagens, e o desfecho de todos os contos deste livro são um tanto vagos, deixando que o leitor imagine como a história continua. Também não me senti envolvida nas tramas. Ponto positivo para a criatividade do conto "Pequeno Incidente em Hukat", sobre o supercomputador Deus, muito interessante. Para o autor, nota dez, mas o livro não me agradou muito.

0 comentários: