terça-feira, 5 de julho de 2011

FICHA: O Restaurante no Fim do Universo

"- Os primeiros dez milhões de anos foram os piores - disse Marvin. - Os segundos dez milhões de anos também foram os piores. Os terceiros dez milhões de anos não foram nada agradáveis. Depois disso eu entrei numa fase de decadência."


Autor(a): Douglas Adams
Editora:Sextante
Ano: 2010
Número de Páginas: 173
Título Original: The Restaurant at the End of the Universe
ISBN: 978-85-99296-95-0
Filme: Não. O filme baseado no primeiro livro desta série não teve continuação.
Jogo: Não. Só para o primeiro livro da série.
Indicado para: Quem gosta de viajar em livros completamente loucos e de humor refinado.
Contra-indicado para: Quem prefere livros mais próximos à realidade. Também não é indicado para pessoas muito jovens, existem algumas expressões um pouco complicadas e um ou outro termo inadequado para crianças.
Livros Relacionados: Não me recordo de nenhum, no momento.

O livro


Segundo livro da série "O Mochileiro das Galáxias", é a continuação da aventura de Arthur Dent e seus amigos através da galáxia. Desta vez eles viajarão no tempo até o surpreendente restaurante no fim do universo, onde poderão saborear um boi que se oferece para ser jantado enquanto assistem ao apocalíptico instante final da criação.

Resumo
(Atenção: Não leia se não quiser saber a história e o final do livro!)


A nave Coração de Ouro estava sendo perseguida por uma nave dos Vogons, que foram pagos por psiquiatras para destruírem Arthur e Trillian e evitar a descoberta do sentido da vida. Zaphod invoca um fantasma que os salva, mas durante a fuga os amigos se dividem: Arthur, Ford e Trillian continuam na nave, mas Zaphod e Marvin param em Beta da Ursa Menor, onde vão para o escritório do Guia do Mochileiro das Galáxias.

O prédio do Guia é bombardeado e o prédio inteiro é levado para o maligno planeta Frogstar. Zaphod escapa, deixando Marvin para trás, e descobre que a nave Coração de Ouro estava em seu próprio bolso. Ao entrar nela ele encontra os outros amigos e pede para ir ao restaurante mais próximo, a nave viaja no tempo e os leva então para o Restaurante no Fim do Universo, construído naquele mesmo planeta em um futuro distante.

No restaurante eles recebem uma ligação de Marvin, que os esperou por bilhões de anos e passou a tomar conta das naves do estacionamento. Zaphod se encanta por uma das naves e a rouba com ajuda dos seus amigos, descobrindo depois que era uma nave dublê projetada para se chocar contra o sol durante um show.

A nave volta demais no tempo, antes mesmo da Terra ser destruída. Eles encontram um teleporte na nave, mas Marvin tem que ficar para acionar o sistema. Ford e Arthur vão parar em uma nave que se choca contra um planeta, já Zaphod e Trillian se materializam na Coração de Ouro.

Arthur e Ford descobrem que os tripulantes da nave eram todos estúpidos e que o planeta em que haviam pousado era a Terra, conseqüentemente os terráqueos descenderiam desses tripulantes.

Opinião Pessoal

Quando pensamos que já vimos de tudo, Adams nos surpreende ainda mais. O ponto alto do livro é o restaurante, com o boi se oferecendo para ser jantado em um momento hilário. O enredo se torna cada vez mais louco e as críticas sociais são mais sutis e menos pesadas. O livro mantém a coerência com o primeiro, contendo o mesmo humor inteligente e as críticas bem construídas.


Veja o primeiro livro da série: O Guia do Mochileiro das Galáxias 
Veja o terceiro livro da série: A Vida, o Universo e Tudo Mais 
Veja o quarto livro da série: Até Mais, e Obrigado pelos Peixes! 
Veja o quinto livro da série: Praticamente Inofensiva

Veja mais livros de Ficção.
Veja mais livros de Aventura.

0 comentários: