quarta-feira, 11 de maio de 2011

FICHA: O Giua do Mochileiro das Galáxias

"Sentado no canto, o robô levantou a cabeça subitamente, porém em seguida ficou balançando-a ligeiramente. Pôs-se de pé como se fosse uns dois ou três quilos mais pesado do que era na realidade e fez um esforço aparentemente heroico para atravessar o recinto. Parou à frente de Trillian e ficou olhando por cima do ombro esquerdo da moça.
- Acho que devo avisá-los de que estou muito deprimido - disse ele, com uma voz baixa e desesperançada."


Autor(a): Douglas Adams
Editora:Sextante
Ano: 2010
Número de Páginas: 156
Título Original: The Hitchhiker's Guide to the Galaxy
ISBN:978-85-99296-94-3
Filme: Sim. Filme de mesmo nome, lançado nos EUA em 2005, com roteiro escrito pelo próprio Douglas Adams.
Jogo:Sim. Jogo O Guia do Mochileiro, lançado em 1984.
Indicado para: Quem gosta de viajar em livros completamente loucos e de humor refinado.
Contra-indicado para: Quem prefere livros mais próximos à realidade. Também não é indicado para pessoas muito jovens, existem algumas expressões um pouco complicadas e um ou outro termo inadequado para crianças.
Livros Relacionados: Não me recordo de nenhum, no momento.

O livro


Trata-se de um humano, que descobre que seu amigo intimo é um extraterrestre pouco antes da destruição da Terra. Ele foge da destruição e viaja em uma grande aventura junto com novos amigos, descobrindo todo um universo lá fora e desmistificando várias coisas que ele acreditava saber.

Resumo
(Atenção: Não leia se não quiser saber a história e o final do livro!)


Arthur Dent é um rapaz de 30 anos que mora sozinho em uma pequena casa. Queriam derrubá-la para construir um desvio em seu lugar e Arthur protesta até a chegada de Ford Prefect, amigo íntimo dele, que o leva até um bar e conta que o mundo vai acabar em 12 minutos. Na verdade, Ford era de outro planeta, estava na Terra havia 15 anos e era pesquisador de campo do livro "O Guia do Mochileiro das Galáxias".

A casa de Arthur é demolida, mas logo chegam naves espaciais dos Vogon que destroem a Terra, alegando que construírão uma via expressa no lugar. Arthur e Ford escapam escondidos em uma nave, mas logo são descobertos e jogados no espaço. Coincidentemente são salvos pela nave "Coração de Ouro", a primeira a ter um gerador de improbabilidade infinita, que permite atravessar imensas distâncias em um segundo. Ela tinha sido roubada por Zaphod Beeblebrox, Presidente do Governo Imperial Galáctico, com a ajuda de Trillian, matemática e astrofísica humana.

Marvin, um robô bastante depressivo, leva Arthur e Ford até Zaphod e Trillian. Ford fica feliz em ver Zaphod pois ele é seu semiprimo, mas Arthur fica chateado pois lembra que ele conheceu Trillian em uma festa e gostou dela, mas Zaphod entrou de penetra e acabou indo embora com ela.

A nave chega em Magratea, onde antes havia uma lucrativa indústria de construção de planetas de luxo. Zaphod buscava esse planeta pela riqueza que diziam estar escondida nele. Um antigo sistema de proteção lança mísseis contra a nave, mas eles conseguem chegar ao planeta. Com o impacto, os dois ratinhos brancos que Trillian trouxe da Terra fugiram da gaiola. Todos descem da nave e encontram uma entrada para o interior do planeta. Arthur e Marvin ficam vigiando a entrada e os outros vão para a passagem, entram em uma sala que se enche de gás e desmaiam.

Entediado, Arthur vai dar uma volta e encontra um velho morador, que o leva ao interior do planeta e mostra a Terra II, uma cópia da Terra que estavam fazendo. Ele conta a Arthur que a Terra original foi encomendada e paga pelos ratos, que queriam fazer experiências com os humanos. Tanto Arthur quanto seus amigos são levados aos ratos, que querem o cérebro de Arthur já que ele foi o último sobrevivente a sair da Terra. Arthur e seus amigos conseguem fugir. 


Opinião Pessoal

Maravilhoso! Um livro escrito com uma criatividade sem limites, cheio de situações e personagens inusitados. O livro é cheio de um humor refinado, onde vemos retratadas no universo situações do nosso cotidiano, que nos fazem rir e refletir sobre nossa sociedade. Atual, divertido e inteligente, é uma leitura fluente e agradável. Os personagens são marcantes e dão vida e colorido a trama, completando-se com suas personalidades diferentes e bem definidas. Estou completamente encantada e enternecida com Marvin, um robô depressivo, mas muito inteligente e sensato, realmente uma gracinha.

Veja o segundo livro da série: O Restaurante no Fim do Universo
Veja o terceiro livro da série: A Vida, o Universo e Tudo Mais 
Veja o quarto livro da série: Até Mais, e Obrigado pelos Peixes! 
Veja o quinto livro da série: Praticamente Inofensiva

Veja mais livros de Ficção.
Veja mais livros de Aventura.

0 comentários: