domingo, 4 de dezembro de 2011

FICHA: Praticamente Inofensiva

"- É hora de você assumir as suas responsabilidades, Arthur.
Arthur tentou compreender aquele comentário. Sabia que sempre levava mais ou menos um minuto para entender exatamente o que as pessoas estavam falando, então deixou mais ou menos um minuto passar, sem a menor pressa. A sua vida era tão agradável e tranqüila naqueles dias que tinha tempo de sobra para esperar as coisas fazerem sentido na sua cabeça. Então deixou as coisas fazerem sentido.
Ainda não tinha entendido direito o que ela queria dizer com aquilo. Então, no final das contas, foi obrigado a perguntar.
Trillian lhe deu um sorriso contido e virou-se para a porta da cabana.
- Random? - chamou ela. - Venha cá. Venha conhecer o seu pai."



Autor(a): Douglas Adams
Editora:Sextante
Ano: 2010
Número de Páginas: 191
Título Original: Mostly Harmless
ISBN: 978-85-99296-98-1
Filme: Não. O filme baseado no primeiro livro desta série não teve continuação.
Jogo: Não. Só para o primeiro livro da série.
Indicado para: Quem gosta de viajar em livros completamente loucos e de humor refinado.
Contra-indicado para: Quem prefere livros mais próximos à realidade. Também não é indicado para pessoas muito jovens, existem algumas expressões um pouco complicadas e um ou outro termo inadequado para crianças.
Livros Relacionados: Não me recordo de nenhum, no momento.

O livro


Quinto livro da série "O Mochileiro das Galáxias", é a continuação da aventura de Arthur Dent. Desta vez Arthur, Ford e Trillian estão separados, até que, por motivos diversos, se reencontram. Surge também a personagem Random, que terá um importante papel no destino de todos.

Resumo
(Atenção: Não leia se não quiser saber a história e o final do livro!)

Nesta dimensão, Tricia é âncora de tv. Ela havia conhecido um homem de outro planeta que a havia convidado para ir embora, mas ela volta para pegar a bolsa e quando retorna a nave dele já está decolando. Ela então larga a carreira de astrofísica e torna-se repórter. Ela sempre se pergunta o que teria acontecido se ela houvesse ido com ele e lamenta ter voltado para pegar a bolsa. Uma noite, uma nave desce em seu jardim e seus tripulantes contam que estão monitorando a Terra e precisam de sua ajuda. Ela os acompanha à Rupert, o décimo planeta do nosso sol.

Ford vai ao prédio do Guia e descobre que está sendo feita uma nova versão. Ele rouba o cartão do novo editor, deixando-o inconsciente, e altera os computadores do prédio. Ford encontra a nova edição do Guia e envia para ele mesmo, mas aos cuidados de Arthur.

Arthur está em busca de um planeta parecido com a Terra, pagando suas viagens com DNA. Fazia um ano que Fenchurch sumira em um acidente no hiperespaço e Arthur está sozinho e arrasado. Em mais uma de suas viagens ocorre outro acidente no hiperespaço, do qual ele é o único sobrevivente.

Muito tempo depois, Trillian vai ao planeta em que Arthur está vivendo como um feliz fazedor de sanduíches. Ela o apresenta sua filha, Random, e conta que quis ser mãe, então foi a um banco de DNA, encontrando o único DNA compatível: o dele. Ela vai embora cobrir uma guerra e deixa Random com o pai.

O pacote com o Guia chega e Arthur o guarda para Ford, mas a filha dele o leva para a floresta e abre. O Guia transforma-se em um pássaro. Ford desce no lugar onde Random está e vai em sua direção, ela o ataca e foge com a nave. Arthur o encontra e os dois usam a migração das Bestas Perfeitamente Normais para ir a outro planeta, onde conseguem uma nave.

Ford, Arthur, Trillian, Trícia e Random se encontram em um clube na Terra e, finalmente, o planeta deixa de existir. O capitão da nave Vogon cumpriu sua missão.

Opinião Pessoal

Finalmente, o fechamento da série. O livro continua sendo muito bom, mas tem alguns problemas básicos. Eu, particularmente, gosto de esclarecer todas as dúvidas e ver todas as pontas da história bem amarradas, e esperava encontrar neste livro a resposta para as questões que os livros anteriores deixaram em aberto. Onde foram parar os golfinhos, por exemplo. Além disso, ele livro acrescenta outras dúvidas: onde foi parar Fenchurch, Zaphod e o que foi feito de Marvin, que eu tanto amo?

Este livro tem um tom triste e o humor já não aparece com tanta força quanto nos primeiros livros. Mas continua cheio da boa filosofia de Adams e nos faz refletir sobre diversas coisas. Embora tenha seus defeitos, é uma história tocante e quando terminei de ler senti que nenhum outro final seria tão perfeito, que tudo realmente estava destinado a acabar assim.



Veja o primeiro livro da série: O Guia do Mochileiro das Galáxias 
Veja o segundo livro da série: O Restaurante no Fim do Universo
Veja o terceiro livro da série: A Vida, o Universo e Tudo Mais 
Veja o quarto livro da série: Até Mais, e Obrigado pelos Peixes!

Veja mais livros de Ficção.
Veja mais livros de Aventura.

0 comentários: