sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Ficha: Veneno (Saga Encantadas - Livro 1)

"Não era exatamente o que ele esperava. Na verdade, nada tinha a ver com o que ele esperava. O príncipe se sentia meio atônito e confuso com o comportamento de sua esposa. Sua cabeça estava em turbilhão, se bem que isso talvez pudesse ser atribuído à bebida. Foi muita cerveja, e enquanto ele observava a mulher dançar com entusiasmo com Sonhador no meio da taverna, ele se deu conta de que ela não apenas podia montar melhor que ele. Podia beber mais que ele também."




FICHA

Autor(a): Sarah Pinborough
Editora: Única
Ano: 2013
Número de Páginas: 223
Título original: Poison
ISBN: 978-85-67028-26-2
Filme: Não.
Jogo: Não.
Indicado para: Quem gosta de contos de fadas e de suas releituras.
Contra-indicado para: Quem prefere os contos clássicos ou quem não gosta de passagens picantes. Em alguns trechos, a linguagem e as cenas narradas tornam-se impróprias para menores.
Livros Relacionados: Contos de fadas em geral. Série Dragões de Éter, de Raphael Dracoon.

O LIVRO

Veneno é o primeiro livro da saga Encantadas, uma trilogia que conta ainda com os livros Feitiço e Poder. Este primeiro volume conta a história da Branca de Neve, em um contexto diferente e pouco convencional. A personalidade dos personagens nos leva a questionar a divisão clássica entre bem e mal, pois todos são retratados de forma mais humana, com seus defeitos, qualidades e história de vida.

OPINIÃO PESSOAL

Como esperado, o livro traz os personagens que pertencem ao conto de fadas clássico: temos a princesa, a madrasta má, o príncipe e os anões. Entretanto, a narrativa tem um ar mais adulto e sombrio e os personagens mostram características surpreendentes. O livro é pequeno e a escrita é leve, fazendo com que a leitura seja rápida e agradável. O final do livro é um show a parte por sua imprevisibilidade e me agradou bastante.

RESUMO COMPLETO DA HISTÓRIA
(Atenção: Não leia se não quiser saber a história e o final do livro!)

Lilith, madrasta da Branca de Neve, tem ciúmes da liberdade da enteada e do amor que todos dedicam à garota. Quando o rei vai para a guerra, ela passa a administrar o reino com mão de ferro e tenta ao máximo deixar Branca de Neve infeliz.
Percebendo que foi longe demais, a madrasta se arrepende e a presenteia com um pente encantado para enfeitar os cabelos, acreditando que ele traz felicidade. Entretanto, Lilith descobre que foi enganada pela pessoa que lhe deu o pente quando uma criada morre envenenada depois de testá-lo nos próprios cabelos. Branca de Neve passa a acreditar que a madrasta quer matá-la.
Com medo de que a história chegue aos ouvidos do rei, Lilith decide enviar um caçador para matar Branca de neve, mas ele a deixa ir embora e entrega à madrasta o coração de um veado. Ela descobre e transforma o caçador em um rato. A avó de Lilith passa pelo reino e amaldiçoa Branca de Neve com uma maçã, fazendo-a dormir até encontrar o amor verdadeiro.
Depois de morder a maçã, Branca de Neve cai, nem viva nem morta. Os anões a arrumam e colocam em um caixão de vidro. Um príncipe ferido aparece e os anões cuidam dele. Ele fica encantado por Branca de Neve e, com ajuda dos anões, a leva com ele quando a rainha passa a fazer buscas pela enteada por todo o reino.
Durante a viagem, o caixão cai e Branca de Neve expele a maçã que ainda estava na garganta, voltando à vida. Eles decidem se casar imediatamente. O príncipe logo percebe que ela não é a princesa indefesa que ele esperava. Ela é destemida, sabe montar melhor que ele e beber mais do que ele. Desejando ter sua princesa perfeita de volta, ele faz um suco com a maçã envenenada e a oferece. Sem desconfiar, ela bebe e volta a ser amaldiçoada.
O príncipe volta ao seu reino como um herói, trazendo escondido o caixão de vidro com a Branca de Neve adormecida.

Veja outros livros de Contos de Fadas.
Veja outros livros de Ficção.
Veja outros livros de Magia.

0 comentários: