quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Ficha: Caixa de Pássaros

"Malorie não está só com medo das coisas que podem entrar no rio. Elas também a fascinam.
Será que sabem o que fazem? Será que querem fazer o que fazem?
Naquele instante, ela sente que o mundo inteiro está morto. Sente como se aquele barco a remo fosse o único lugar onde há vida humana. O resto do mundo se espalha a partir da ponta do barco, um mundo vazio, florescendo desabitado a cada remada."




FICHA

Autor(a): Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Número de Páginas: 268
Título original: Bird Box
ISBN: 978-85-8057-652-8
Filme: Bird Box lançado em 2018, estrelado por Sandra Bullock.
Jogo: Não.
Indicado para: Quem gosta de uma boa história de suspense.
Contra-indicado para: Quem não gosta de suspense e livros que não amarram todas as pontas no final.
Livros Relacionados: Não recordo de nenhum no momento.

O LIVRO

O livro narra a jornada de Malorie e seus dois filhos pequenos pelo rio, em um mundo tomado pelo caos. Quatro anos antes, as pessoas passaram a praticar atos violentos e cometer suicídio após ver algum tipo de criatura. Depois de criar seus dois filhos sozinha durante todo esse tempo, Malorie decide que é hora de buscar refúgio em um abrigo, mas para isso precisará seguir pelo rio, de olhos vendados.

OPINIÃO PESSOAL

Um livro envolvente, do início ao fim. O autor consegue transmitir de forma intensa o terror de viver em um mundo caótico, onde pessoas começam misteriosamente a ficar violentas e cometer suicídio. Vemos os diversos desafios que precisam ser superados diariamente, a escassez de suprimentos, a insegurança, o medo das criaturas que ninguém sabe exatamente como são e do que são capazes.
A narrativa não é linear, o enredo é permeado por flashbacks bem construídos, que revelam aos poucos como tudo começou e como a protagonista e seus filhos conseguiram sobreviver por todo esse tempo. A divisão entre passado e presente é bem dosada, aguçando a curiosidade sobre o desenrolar da trama.
Os personagens, as reações deles e as situações pelas quais eles passam são construídos de forma bem realista, fazendo com que seja fácil sentir empatia e entrar na pele deles. Sabemos tanto quanto eles sobre as criaturas e o medo do desconhecido faz com que o pânico seja ainda maior.
Infelizmente, o livro levanta muitos questionamentos que ficam sem resposta. Eu fico incomodada com pontas soltas e histórias sem um final bem definido, e em Caixa de Pássaros, existem coisas demais que ficam sem explicação. Ainda assim, a narrativa é de tirar o fôlego e o autor consegue criar um suspense que realmente funciona, conseguimos sentir o pânico deles, bem como o terror instaurado pelas criaturas misteriosas. A história é tão boa, que mesmo todas as lacunas deixadas não conseguem diminuir o prazer da leitura.

RESUMO COMPLETO DA HISTÓRIA
(Atenção: Não leia se não quiser saber a história e o final do livro!)

A história começa com Malorie e seus dois filhos vivendo em uma casa velha. As crianças nunca viram o mundo exterior, pois só saem vendadas. Depois de quatro anos de espera, ela toma coragem para abandonar a casa e procurar refúgio em outro lugar, mas para isso precisará fazer uma viagem de 32 km pelo rio com as crianças, todos de olhos vendados.
Aos poucos, através de flashbacks, o livro conta como tudo começou. Malorie tinha se mudado a pouco tempo para uma casa que passou a dividir com a irmã, quando a televisão começa a transmitir notícias sobre acidentes estranhos. Ela não dá muita importância, pois acaba de descobrir que está grávida. Ela só tinha ficado com o pai da criança uma vez e está preocupada sobre o rumo que sua vida está tomando.
As notícias sobre as mortes se intensificam, surgem rumores de que as pessoas vêem algo antes de cometerem atos violentos e se matarem depois. As pessoas começam a cobrir o rosto, tapar as janelas e evitam sair de casa. Quando Malorie está com seis meses de gravidez, encontra a irmã morta no banheiro, parte do lençol que cobria a janela do quarto havia se soltado. Ela fica apavorada por estar sozinha e procura um jornal antigo onde havia um anúncio convidando pessoas a se reunirem em uma casa para sobreviverem juntas.
Ela consegue chegar na casa e conhece os cinco moradores de lá. Duas semanas depois, outra mulher grávida se junta a eles. Ela e Malorie tem o mesmo tempo de gravidez. Um último integrante chega um tempo depois e deixa Malorie desconfiada, ela consegue vasculhar a mala dele enquanto ele dorme. Ela encontra um diário suspeito e eles resolvem expulsar o novato da casa.
Malorie e a outra grávida entram em trabalho de parto ao mesmo tempo. O rapaz que havia sido expulso aparece e conta que estava escondido no porão esse tempo todo, revela também que é imune às criaturas. Com a ajuda de outro integrante da casa, eles abriram todas as portas e janelas. A criatura faz com que todas as pessoas da casa se matem e depois entra no cômodo onde as mulheres acabaram de dar à luz.
Malorie fecha os olhos e consegue proteger os dois bebês antes que a amiga também se mate. O homem e a criatura vão embora e Malorie fica sozinha com as crianças. O telefone toca, retornando uma gravação que os moradores da casa deixaram pedindo ajuda, discando para vários números aleatórios. Um homem dá indicações para chegar onde ele está e afirma que lá é um local seguro. Depois de criar os filhos sozinha por quatro anos, treinando as crianças desde cedo a ouvir, ela decide fazer a viagem.
Ela enfrenta vários desafios durante a viagem. É atacada por lobos e um homem tenta tirar a venda deles. A própria criatura se aproxima e vários pássaros caem mortos em cima deles. Ainda assim, eles conseguem chegar no abrigo.

Veja outros livros de suspense.

0 comentários: