domingo, 1 de janeiro de 2012

FICHA: A Batalha do Apocalipse - da queda dos anjos ao crepúsculo do mundo

"- Você tem que resistir, guerreiro. Não pode morrer - repetiu, decidida, engolindo as lamúrias que derramara havia instantes.
Com a mão direita, ergueu a faca, preparando um ataque. Com a outra, esfregou os dedos acima das costelas, e entendi o que procurava: meu coração.
- Ablon, aguente! Você não vai morrer - ela disse por fim. - Eu o amo.
Antes que eu pudesse reagir, senti uma estocada perfurar-me o peito. A lâmina atravessou minha pele e rasgou a veia cava um centímetro abaixo do músculo cardíaco - a precisão da incisão fora perfeita. Ouviu-se um ruído abafado, do metal a penetrar a carne. Por um longo e inesquecível segundo, nada aconteceu. No momento seguinte, o jorro de sangue."


Autor(a): Eduardo Spohr
Editora: Verus
Ano: 2011
Número de Páginas: 586
ISBN: 978-85-7686-076-1
Filme: Não.
Jogo: Não.
Indicado para: Quem gosta livros detalhados e de viajar no tempo e espaço.
Contra-indicado para: Quem não curte livros longos e cenas de violência. Pessoas ligadas à religião também podem ficar chocadas com algumas revelações do enredo.
Livros Relacionados: De alguma forma, me lembrou a série As Brumas de Avalon.

O livro

O livro conta a história de Ablon, um anjo que foi banido e enviado para a Terra por ter se revoltado contra a tirania dos arcanjos. A sua trajetória é ligada à própria história da humanidade e suas esperiências pessoais nos remetem a diferentes locais e períodos, da poderosa Roma à mística China, dos dias antigos aos tempos atuais. Mas o Apocalipse se aproxima e Ablon terá que assumir o seu papel na Batalha do Armagedon, o grande confronto, que decidirá quem deterá o poder sobre o mundo e a humanidade.

Resumo
(Atenção: Não leia se não quiser saber a história e o final do livro!)

O Armagedon está chegando e, do céu ao inferno, todos estão se preparando para a grande batalha. Lúcifer pede que Ablon, um anjo renegado, se alie ao inferno na luta contra Miguel, um arcanjo poderoso e cruel que domina o céu. Ablon solicita a ajuda de Shamira, uma antiga amiga e grande feiticeira. Ela lança dois feitiços para protegê-lo, ele vai ao inferno conversar com Lúcifer e não firma nenhuma aliança com ele. Ablon volta a tempo de ver um anjo negro, agente de Miguel, levar Shamira desacordada.

Dois anjos, Sieme e Aziel, aparecem, avisando à Ablon que o arcanjo Gabriel lidera uma rebelião contra Miguel e conta com a ajuda dele. Então os três anjos partem em busca de um portal onde Ablon poderá ir ao encontro de Gabriel. Durante a viagem eles percebem que estão sendo seguidos e Sieme fica para combater o inimigo, morrendo no confronto. Os outros dois anjos atravessam o portal após enfrentar diversos inimigos.

Ablon encontra Gabriel e assume a liderança das tropas. A guerra se inicia e no meio do confronto Ablon vai salvar a feiticeira. Ele cai em uma emboscada e descobre que Miguel e Lúcifer são aliados. Ele é levado até a feiticeira e morre, mas revive graças ao feitiço de proteção colocado por Shamira quando ele tinha ido ao inferno. Ele mata Miguel e liberta Shamira, Lúcifer também é morto por outros anjos e agora só resta o anjo negro. Ablon luta com ele e o anjo negro invoca seu poder, capaz de causar uma explosão que destruiria todos. Enquanto Shamira faz um encantamento para deixar o anjo negro mais fraco, Ablon também é ajudado por um antigo amigo, que segura o anjo negro.

Ablon voa para salvar Shamira, porém não chega a tempo. O anjo negro explode e Ablon sobrevive ao choque,  mas a feiticeira está morta e o mundo destruído. Ablon decide girar a roda do tempo e voltar ao passado, para ter uma nova chance. Ele deveria perder a memória no processo, assim como todos os outros, entretanto ele estava protegido pelo segundo feitiço de Shamira, que conserva sua memória.

Opinião Pessoal

Tenho que avisar que esta não é uma leitura fluente, portanto, esteja preparado para gastar um bom tempo com o livro. Muitos personagens, um enredo não-linear, uma linguagem levemente complexa, muitos fatos e descrições são os ingredientes que tornam a leitura mais lenta, mas que também dão toda a graça do livro.

Começando pelos personagens - são anjos, demônios, homens e tantas outras criaturas que habitam as páginas, todos eles são interessantes e envolventes, é curioso ver os anjos descritos com sentimentos tão próprios dos homens: vingança, raiva, ciúme. Os perfis são bem definidos, tanto na aparência física quanto na personalidade de cada um. Os flashbacks são um show a parte. Através deles conhecemos o passado dos personagens e compreendemos o que levou cada um a ser o que é. As viagens aos diferentes momentos históricos são muito bem construídas e casam perfeitamente com o enredo. A minúcia com que personagens, locais e tempos são descritos torna a leitura, algumas vezes, cansativa, mas é um recurso importante que faz o livro ser muito visual. Dá para imaginar perfeitamente o ambiente e aparência de todos que compõem a cena.

O enredo contém muita ação, violência, uma pitada de romance e revelações surpreendentes. O mais incrível é o fato do autor conseguir amarrar todas as informações de forma impecável, tudo se encaixa direitinho. O livro é cheio de surpresas e o final é muito bom.


Veja mais livros de Ficção.
Veja mais livros de Aventura.

0 comentários: