quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

FICHA: Como Falar Dragonês

"- Ah, TUDO BEM! - disse a garota com um suspiro quando finalmente parou. Agora que ela não estava se mexendo tanto, Soluço conseguia perceber que ela era realmente muito pequenina, ou pelo menos menor que ele. - Eu estava mesmo louca para derramar um pouco de sangue.
Ela sorriu para Soluço.
- Você até que não luta mal, na verdade, para um menino, é claro..."


 Autor(a): Cressida Cowell
Editora: Intrínseca
Ano: 2010
Número de Páginas: 240
Título Original: How to speak dragonese
ISBN: 978-85-98078-95-3
Filme: Não. Só para o primeiro livro da série.
Jogo: Não. Só para o primeiro livro da série.
Indicado para: Quem gosta de livros infantis e divertidos, que despertam a fantasia.
Contra-indicado para: Quem prefere livros mais adultos e próximos à realidade.
Livros Relacionados: Não me recordo de nenhum, no momento.

O livro


Terceiro livro da série Como Treinar o Seu Dragão.Os romanos armam um plano para conquistar os vikings e roubar os seus dragões, mas não será fácil assim, pois nosso herói Soluço mais uma vez vai entrar em ação. Soluço é um jovem viking desajeitado, filho e herdeiro do chefe da tribo dos Hooligans Cabeludos, que tem um dragão minúsculo e genioso chamado Banguela. Ele é corajoso, inteligente e sempre tem um plano para salvar o dia. Desta vez, além do seu grande amigo Perna-de-peixe e do seu dragãozinho Banguela, ele vai contar com a ajuda de uma garotinha corajosa e animada chamada Camicazi, herdeira da tribo viking das Ladras do Pântano.

Resumo
(Atenção: Não leia se não quiser saber a história e o final do livro!)

Jovens vikings, incluindo Soluço, estão em uma aula sobre como abordar uma nau inimiga e seu exercício é abordar um pequeno barco de pesca pacífico. Soluço e Perna-de-peixe se perdem e abordam um barco romano por acidente. Perna-de-peixe é capturado, Soluço se esconde e ouve que os romanos pretendem se disfarçar de Hoolingans para roubar a herdeira das Ladras do Pântano e se disfarçar de Ladras do Pântano para roubar o herdeiro Hoolingan, assim as duas tribos estariam distraídas com a guerra enquanto os romanos roubariam todos os dragões. Soluço arma uma confusão e foge com Perna-de-peixe, mas Banguela é capturado.

Soluço volta arrasado para casa. O pai de Soluço fica irado com o boletim do filho e diz que Banguela não será resgatado. Soluço acorda no dia seguinte ouvindo a canção de um nanodragão que ele resgatou do barco romano, o nanodragão diz que está em dívida com ele e que virá em seu socorro se ele chamar seu nome: Ziggerastica. Chega uma carta das Ladras do Pântano acusando Stoico de ter roubado a herdeira da tribo. Soluço tenta avisar ao pai que é o plano romano, mas não é ouvido. Romanos fingindo ser Ladras do Pântano seqüestram Soluço e Perna-de-peixe e os levam para o Forte Sinistro.

Soluço descobre que o general romano na verdade é Alvin, arqui-inimigo dele, que pretende formar um exército de dragões e pegar o tesouro de Barbadura. Os meninos são jogados no calabouço, junto com Banguela e a herdeira das Ladras do Pântano, Camicazi. A garotinha tenta várias fugas, mas sempre é capturada. Soluço chama Ziggerastica e arma um plano. Os romanos jogam Soluço e seus amigos em uma arena romana junto com dragões-tubarões. Conforme o plano, os nanodragões levantam Soluço e todos pensam que ele é um Deus e sabe voar, o cônsul romano promete ir embora e nunca mais voltar. Ainda parte do plano, a represa se rompe e a água do mar entra no estádio, fazendo todos fugirem com medo dos dragões tubarões.
Os jovens entram em um balão, Alvin se segura no fundo do cesto com o seu gancho enquanto o balão sobe. Soluço pede que todos façam o balão girar e o gancho de Alvin desatarraxa, fazendo ele cair no mar. Do balão eles vêem uma patrulha de resgate que Stoico, pai de Soluço, enviara. Alvin colocou uma vorpente venenosa, espécie de dragão minúsculo, como armadilha dentro do caderno de Soluço, e enquanto o balão desce, ela caminha pelo garoto e pelo seu amigo, Perna-de-peixe. Todos voltam felizes para casa, sem saber que um dos dois foi picado pela Vorpente Venenosa.

Opinião Pessoal

A série continua com o mesmo fôlego e essa é mais uma aventura repleta de ação do nosso jovem guerreiro viking. Muito humor, diversão e criatividade, enredo bem amarrado, história bem construída e muitas ilustrações, todos os elementos continuam presentes, portanto, quem gostou dos primeiros livros da série também vai adorar esse. Banguela desta vez está ainda mais birrento e faz até greve, mas o seu lado carinhoso também fica mais explícito. E a grande novidade do livro é a garotinha Camicazi, atrevida, corajosa, pequenina, uma grande aquisição para o grupo de amigos de Soluço. Podemos perceber a relação entre Soluço e Banguela crescendo e o vínculo entre os dois se fortalecendo,  a confiança dos amigos de Soluço nos seus planos e na sua competência também cresce, pois, sabe Thor como, todos sempre acabam vivos, no final das contas.


Veja o primeiro livro da série: Como Treinar o Seu Dragão.
Veja o segundo livro da série: Como Ser um Pirata 
Veja o quarto livro da série: Como Quebrar a Maldição de um Dragão
Veja o quinto livro da série: Como Mudar uma História de Dragão 
Veja o sexto livro da série: Guia do Herói para Vencer Dragões Mortais

Veja mais livros de Ficção.
Veja mais livros de Aventura.

0 comentários: