terça-feira, 6 de dezembro de 2011

FICHA: Como Ser um Pirata

"- Quer dizer - continuou Perna-de-peixe - até agora, hoje, nós escapamos por muito pouco de ser: 1. Destroçados por Dragões Caveiras. 2. Comidos por párias canibais. 3. Carbonizados a bordo de um navio. 4. Afogados no fundo do oceano... E agora, aqui estamos nós, aprisionados numa caverna submarina e inacessível, enfrentando a MORTE LENTA POR INANIÇÃO... Hoje foi mesmo um dia MUITO RUIM."


 Autor(a): Cressida Cowell
Editora: Intrínseca
Ano: 2010
Número de Páginas: 224
Título Original: How to be a pirate
ISBN: 978-85-98078-77-9
Filme: Não. Só para o primeiro livro da série.
Jogo: Não. Só para o primeiro livro da série.
Indicado para: Quem gosta de livros infantis e divertidos, que despertam a fantasia.
Contra-indicado para: Quem prefere livros mais adultos e próximos à realidade.
Livros Relacionados: Não me recordo de nenhum, no momento.

O livro


Segundo livro da série Como Treinar o Seu Dragão. Dessa vez nosso amigo Soluço está treinando o uso da espada e não vai indo muito bem. Ele é arrastado em uma fantástica aventura em busca do tesouro de Barbadura, o Terrível, enfrenta párias e sobrevive à criaturas muito perigosas, descobrindo que, afinal, ele não é tão ruim com espadas quanto parecia.

Resumo
(Atenção: Não leia se não quiser saber a história e o final do livro!)

Soluço e os outros jovens vikings da tribo dos Hooligans Cabeludos participam do Programa de Treinamento de Piratas. Ele se oferece para lutar contra Bafoca e quase é morto, mas o barco colide contra algo e se parte, lançando todos na água. O objeto que pefurou o barco era um caixão que pertenceu à Barbadura, tataravô de Soluço e trazia a inscrição "Não abra". O caixão é levado até Stoico, chefe da tribo e pai de Soluço, que decide abri-lo. Todos se assustam quando o cadáver que está no caixão começa a se mexer. Na verdade o que eles pensaram ser um cadáver é um homem bem vivo, que diz se chamar Alvin e ser fazendeiro. Ele conta que encontrou o caixão com um mapa e uma charada e os mostrou aos Cabeças-ocas, que não acreditaram nele e o jogaram no mar. Alvin convence Stoico a ir em busca do tesouro de Barbadura.
Eles chegam à ilha habitada pelos caveiras, dragões surdos e cegos, mas com excelente olfato. Melequento acha o baú de Barabadura, onde também estava escrito "Não abra". Mesmo assim eles abrem e encontram um pequeno tesouro impregnado com um cheiro forte que desperta os caveiras. Todos sobrevivem e fogem para o barco, mas Soluço desloca o braço direito e passa a usar uma tipóia. Eles já estavam chegando à sua terra, quando são surpreendidos por vários homens no navio, chefiados por Alvin, que é na verdade o chefe de uma malvada tribo viking chamada "Párias". Ele quer ficar com o tesouro e vender os prisioneiros como escravos, exceto Stoico e Soluço, que serão comidos. Quando Soluço ia ser morto, Banguela consegue virar o barril no qual estava preso, que sai rolando e derruba Alvin. Com a distração, os Hooligans reagem e começa uma batalha, todos descobrem que Perna-de-peixe é um Berserk, um tipo de guerreiro que entra em uma espécie de transe durante a luta e são muito respeitados pelos vikings.
O barco começa a pegar fogo e afunda, junto com Alvin, Perna-de-peixe, Soluço e Banguela. Eles ficam em uma bolsa de ar que se formou em baixo do barco, que continua afundando até chegar ao fundo do oceano. Banguela acha uma caverna no fundo do mar e eles o seguem. Na caverna, Banguela encontra uma porta que esconde o verdadeiro tesouro de Barbadura. Alvin tenta matar Soluço, que fica surpreso ao perceber que é canhota e usa a espada muito bem com o braço esquerdo. Eles lutam até uma criatura sair do tesouro , comer Alvin e pegar Soluço. Soluço engana a criatura e faz com que ela injete veneno em si mesma, assim a criatura morre. Soluço acha uma carta endereçada ao herdeiro de Barbadura e decide que não está pronto para aquele tesouro. Então, pede segredo a Perna-de-peixe e voltam para a Vila, onde têm uma recepção de heróis.

Opinião Pessoal

O livro é totalmente coerente com a história contada no primeiro livro da série, mantendo todas as características que tanto agradaram os leitores: personagens hilários, boas ilustrações e muita imaginação. O vigor da história continua o mesmo, um enredo ágil, gostoso e muito divertido. Todos os personagens retornam e podemos matar a saudade deles. Melequento está cada vez mais irritante e perigoso. Banguela está deliciosamente mais teimoso e engraçado. Nossos pequenos heróis atrapalhados começam a descobrir algumas habilidades de guerreiro viking: Perna-de-peixe se revela um Berserk (uma espécie de guerreiro respeitado) e Soluço descobre que é um bom espadachim.


Veja o primeiro livro da série: Como Treinar o Seu Dragão
Veja o terceiro livro da série: Como Falar Dragonês 
Veja o quarto livro da série: Como Quebrar a Maldição de um Dragão
Veja o quinto livro da série: Como Mudar uma História de Dragão 
Veja o sexto livro da série: Guia do Herói para Vencer Dragões Mortais

Veja mais livros de Ficção.
Veja mais livros de Aventura.

0 comentários: