segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

FICHA: Como Treinar o Seu Dragão

"- QUERO P-P-PEIXE AGORA! QUERO C-C-COMIDA AGORA!! GATO É GOSTOSO! QUERO COMER AGORA!
- Não TEMOS peixe - repetiu Soluço entredentes, sentindo que a paciência já estava acabando -, e você não pode comer o gato. Eu gosto dele."


 Autor(a): Cressida Cowell
Editora: Intrínseca
Ano: 2010
Número de Páginas: 224
Título Original: How to Train Your Dragon
ISBN: 978-85-98078-71-7
Filme: Sim. Filme de mesmo nome, lançado nos EUA em 2010. Uma animação inspirada no livro, a história sofre muitas mudanças e se distancia bastante do texto original, mas ainda assim é um ótimo filme.
Jogo: Sim. Jogo de mesmo nome, baseado no filme.
Indicado para: Quem gosta de livros infantis e divertidos, que despertam a fantasia.
Contra-indicado para: Quem prefere livros mais adultos e próximos à realidade.
Livros Relacionados: Não me recordo de nenhum, no momento.

O livro


Primeiro livro da série Como Treinar o Seu Dragão. Trata-se da história de um garotinho chamado Soluço, filho do líder de uma tribo viking. Ele é pequeno, desajeitado e todos pensam que ele não é nem um pouco heróico, até que um grande perigo ameaça sua ilha e Soluço tem a oportunidade de mostrar todo o seu heroísmo.

Resumo
(Atenção: Não leia se não quiser saber a história e o final do livro!)

Dez garotos da tribo dos Hooligans Cabeludos, incluindo Soluço, filho do chefe de sua tribo, vão ao Rochedo do Dragão Selvagem capturar dragões. Esse é o teste de iniciação para provar que merecem pertencer à tribo. Eles entram na caverna onde fica o berçario dos dragões e tudo vai bem, até que Perna-de-peixe espirra, acordando os filhotes, que os perseguem. Perna-de-peixe ainda está sem um dragão, então Soluço entrega o seu para ele, volta e captura outro. Em meio a confusão todos sobrevivem e conseguem seus dragões.

Umas três semanas depois o dragão de Soluço desperta, ele é pequenino e é chamado de Banguela porque só tem um dente. Soluço tenta treiná-lo da forma tradicional, gritando com ele, mas não consegue e tenta vários métodos até descobrir que dragões adoram piadas. Para cada tarefa executada por Banguela, Soluço conta uma piada. A última etapa da iniciação é mostrar as habilidades do dragão no Dia de Thor, quando a tribo dos Hooligans Cabeludos se reúne com a dos Cabeças-ocas para iniciar seus jovens. Chegado o dia, tudo estava indo bem até Banguela começar uma briga que acaba envolvendo todos os dragões. A tribo decide banir todos os jovens, que teriam até o dia seguinte para ir embora.

Enquanto isso, uma tempestade carrega dois dragões gigantescos para a praia e o maior come o menor. Os vikings convocam um conselho para decidir o que fazer e optam por ir até a praia e gritar ao mesmo tempo "Vá embora", o que não dá certo. Então eles pedem que Soluço converse com ele, pois é o único que sabe dragonês, e o dragão, chamado Morte Verde, diz que comerá todos quando estiver com fome.

Os adultos continuam discutindo o que fazer. Um dos garotos conta à Soluço que há outro dragão enorme em outra praia e ele monta um plano, fazendo com que os dragões lutem entre si. O Morte Verde mata o outro dragão e vai atrás de Soluço. Ele o engole, mas Soluço fica preso na garganta do dragão, bem em frente aos buracos que expelem fogo, e os tampa com seu capacete. Banguela entra no nariz do dragão e o faz espirrar Soluço. O dragão tenta cuspir fogo em Soluço, que está desacordado, mas não consegue e explode. Banguela também está ferido e desmaia.

Soluço acorda dois dias depois e dizem a ele que Banguela está morto, mas ele percebe que seu dragão está apenas em coma por adormecimento. Ele corre para impedir o funeral, chegando bem na hora em que estão jogando flechas em chamas no barco que leva o corpo de Banguela. Soluço chora ao ver o barco incendiado, mas no último momento Banguela escapa do fogo como uma Fênix.

Opinião Pessoal

Um livro fantástico e maravilhosamente divertido! Embora a maioria dos seus personagens sejam um tanto estereoripados, Soluço é um carinha bem legal e normal, e é fácil identificar-se com ele. Os nomes dos personagens e locais são um show a parte. A inversão de valores do livro é muito interessante, e vale a regra de quanto mais violento e trapaceiro, melhor. Soluço vem desconstruir essa visão de mundo viking e vai de encontro aos valores de sua sociedade. A história é dinâmica e bem construída, ao mesmo tempo hilária e tocante. O livro é repleto de ilustrações da própria autora, que casam de forma perfeita com o enredo e a proposta do livro. Os dragões são seres incríveis e Banguela é apaixonante em sua teimosia e vaidade. Antes que você possa perceber, estará torcendo loucamente por Soluço e apaixonada por Banguela.


Veja o segundo livro da série: Como Ser um Pirata 
Veja o terceiro livro da série: Como Falar Dragonês 
Veja o quarto livro da série: Como Quebrar a Maldição de um Dragão
Veja o quinto livro da série: Como Mudar uma História de Dragão 
Veja o sexto livro da série: Guia do Herói para Vencer Dragões Mortais

Veja mais livros de Ficção.
Veja mais livros de Aventura.

0 comentários: