quarta-feira, 13 de outubro de 2010

FICHA: Quando é Preciso Voltar

" Não menospreze sua força. Ela está aí, dentro de você. Apenas ainda não sabe usá-la. Por isso é que precisa se conhecer e conhecer os mecanismos da vida. Quando ela coloca um desafio em seu caminho é porque você já tem meios de vencê-lo. Com o tempo perceberá que ela é justa e trabalha sempre em seu favor. Nunca lhe traria um problema que você não tivesse condições de enfrentar e vencer."






















FICHA


Autor(a): Zíbia Gasparetto (ditado por Lúcius)
Editora: Vida e Consciência
Ano: 2002
Número de Páginas: 373
ISBN: 8585872756
Filme: Não
Jogo: Não
Indicado para: Quem gosta de espiritismo e livros mais filosóficos.
Contra-indicado para: Quem sente sono com livros mais lentos, com muita conversa e pouca ação.
Livros Relacionados: Qualquer outro da mesma autora.

O LIVRO

Basicamente, este livro trata da visão que a doutrina espírita têm acerca de alguns temas. Ele usa o conturbado momento pelo qual Antônio passa para transmitir ensinamentos sobre assuntos variados: sentimentos, vida após a morte, perdão etc. O enredo é simples: Antônio descobre que a esposa o trai e vai embora. Ao partir ele encontra pessoas que o ajudarão a despertar sua espiritualidade e a compreender o momento pelo qual ele está passando. Após algum tempo, ele precisa voltar e enfrentar o passado que tanto o faz sofrer.

OPINIÃO PESSOAL

O enredo é simples e permeado de lições de vida, de forma nada sutil. É um pouco repetitivo também, fica claro que a intenção principal é tratar de temas espirituais e o restante é deixado completamente em segundo plano. Os personagens são superficiais e não consegui captar nenhuma emoção neles, seja a angústia, dor ou paixão. O desfecho não surpreende e o livro tende a ser muito dramático. A maioria dos acontecimentos é previsível e as conversas por vezes são entediantes.

Mas o livro tem o mérito de tratar a traição de uma forma não moralista, o que é muito interessante. Outro ponto positivo é abordar a mania que temos de julgar as pessoas, sem conhecer suas motivações.


RESUMO COMPLETO DA HISTÓRIA
(Atenção: Não leia se não quiser saber a história e o final do livro!)

Osvaldo viajava de trem com o intuito de recomeçar, pois descobriu a traição da esposa Clara, mãe de seus dois filhos. A dor que ele sente é tão grande que ele se atira do trem e é encontrado inconsciente por dois homens horas depois. Eles o acolhem na casa, onde moram cinco pessoas, e cuidam dele. Como Osvaldo não acordava, pediram ajuda a Antônio, uma espécie de curandeiro da região, que rezou e ajudou ele a melhorar.

Por outro lado, Clara estava arrependida de ter se envolvido com outro homem e arruinado seu casamento. Osvaldo tinha sumido, ela não trabalhava e o dinheiro estava acabando. Preocupada, ela pede ajuda à Valter, mas ele nada faz. Ela decide nunca mais procurá-lo.

Após algum tempo, Antônio convida Osvaldo para ficar na casa dele, dizendo que seu guia espiritual pediu que ele ensinasse Osvaldo a curar as pessoas e com o tempo ele cresce espiritualmente. Clara consegue um emprego em um ateliê de alta costura e Valter passa a persegui-la. Um dia uma cliente com mediunidade avisa que ela deve rezar para livrar-se dele. Clara conhece Lídia e o seu centro espírita através da sua empregada Rita.

Osvaldo entra em contato com a sua tia Ester, que passa a dar notícias sobre os filhos dele. Passados dez anos, mais maduro e consciente dos seus sentimentos, ele recebe uma carta avisando que Ester faleceu e ele é seu herdeiro. Ele retorna à cidade, fica rico com a herança e então tenta se reaproximar dos filhos.

Valter e a família de Osvaldo fazem o possível para ele não reate com Clara. Osvaldo começa a preparar um sítio, parte da herança da tia, para continuar o trabalho de curar as pessoas. Aos poucos ele conquista a confiança de todos, inclusive dos filhos, e passa a trabalhar no centro espírita deste sítio.

Valter e dois amigos sequestram Osvaldo e um dos seus filhos. Atiram em Osvaldo, mas o filho consegue fugir com a ajuda dele. Quando os sequestradores vão embora, ele retorna e encontra o pai baleado, pede socorro e ambos são levados ao hospital.

Clara admite que ama Osvaldo, ele se cura e a família volta a viver reunida. Em uma reunião espírita ficam sabendo a reencarnação anterior deles, que fez com que passassem por essas situações nesta vida.

Veja outros livros com o marcador Espiritismo
Veja outros livros com o marcador Religião

0 comentários: