sexta-feira, 8 de outubro de 2010

FICHA: A Senhora da Magia - Livro 1 (As Brumas de Avalon)

" Morgana viu-se como devia parecer a Lancelote e à estranha donzela loura: pequena, morena, com o sinal azul bárbaro na testa, a roupa enlameada até os joelhos, os braços imodestamente desnudos, os pés imundos e o cabelo despenteado. Pequena e feia como a gente encantada. Morgana das Fadas. Assim a haviam chamado, desde a infância. Sentiu uma onda de raiva contra si mesma, de desprezo pelo seu corpo pequeno e moreno, seus membros seminus, a túnica enlameada. Arrancou a saia de cima da moita e vestiu-a, subitamente consciente de que tinha as pernas de fora, e colocou sobre ela a túnica suja. Por um momento, quando Lancelote a olhou, pensou que também ele devia considerá-la feia, bárbara, estranha. Aquela criatura delicada e dourada pertencia ao verdadeiro mundo dele."

A senhora da Magia
As Brumas de Avalon


Autor(a): Marion Zimmer Bradley
Editora: Imago
Ano: 1979
Número de Páginas: 288 (o de capa vermelha)
Título Original: The Mists of Avalon
ISBN: 85-312-0055-5
Filme: As Brumas de Avalon, lançado em 2001 (EUA), com Anjelica Huston e duração de 180 min.
Jogo: Não.
Indicado para: Quem gosta de mergulhar no íntimo dos personagens e quem gosta de ficção e misticismo.
Contra-indicado para: Quem gosta de enredos em que tudo ocorre em alta velocidade, é fanático por religião (ficará chocado com alguns rituais pagãos) ou não deve ler sobre sexo (tem algumas passagens, embora nada tão picante).
Livros Relacionados: "A Queda de Atlântida: A Teia da Luz e A Teia das Trevas", "Os Ancestrais de Avalon", "Os Corvos de Avalon", "A Casa da Floresta", "A Senhora de Avalon", "A Sacerdotisa de Avalon" e "As Brumas de Avalon". Dizem que são melhor compreendidos se lidos na ordem apresentada acima.

O livro

Este é o primeiro livro da série "As Brumas de Avalon" e inicia muito antes de Artur, narrando os acontecimentos que levariam ao seu nascimento, e terminam com a sua coroação. O perfil de cada personagem é traçado. Entendemos as ligações que começam a se desenvolver em torno de Morgana e que serão decisivas nos acontecimentos futuros: a paixão juvenil por Lancelote, o amor por seu irmão, que passa também a ser o seu amante, a raiva por Gwenwhifar. As três irmãs de Avalon têm grande influência sobre o destino de Artur e Morgana: Igraine, que negligencia os filhos para se dedicar integralmente ao amor que sente pelo marido; Morgause, e seu comportamento ditado pela ambição; e por fim, Viviane, planejando o nascimento e a coroação de Artur, e o encontro dele com Morgana. Mas os planos de Viviane esbarram nos sentimentos dos outros personagens, que acabam modificando o rumo das coisas.

Resumo
(Atenção: Não leia se não quiser saber a história e o final do livro!)

Inicialmente Igraine nos é apresentada, vivendo no castelo do seu marido Gorlois com a filha Morgana e a irmã Morgause. Sua mãe havia sido a Senhora do Lago , uma grande sacerdotisa que morreu ao dar à luz Morgause. Sua meia-irmã, Viviane, passou a ocupar o lugar de sua mãe como sacerdotisa e enviara Igraine para um casamento com um homem desconhecido que tinha o dobro de sua idade. Percebe-se a solidão e o ressentimento pela irmã que a impusera este destino.

Viviane visita Igraine junto com o Merlin Taliesin e conta que Avalon está se afastando deste plano, pois os cristãos não acreditam na fé antiga. Agora a mesma ilha se dividiu: em um plano temos Avalon e no outro Glastonbury, a ilha dos padres, com um mosteiro. Também é dito que eles planejam o nascimento de um líder que expulse os saxões e respeite as duas fés, para que o mundo volte a se tornar um. Esse grande Rei seria gerado por Igraine e Uther, o substituto do Rei que morreria em breve. Igraine protesta e diz que não trairá o marido, mas acaba se apaixonando por Uther.

O marido de Igraine morre e ela casa-se com Uther, logo depois que ele é coroado grande Rei. Entregue ao novo amor, ela dá pouca atenção à Morgana e a seu novo filho, gerado com Uther, chamado Gwydion. Morgause casa-se com Lot, um rei tão egoísta quanto ela. Com cerca de 11 anos Morgana vai para Avalon para ser treinada como sacerdotisa. Ao mesmo tempo, Gwydion vai secretamente para a corte do rei Ban, pois suspeita-se que estão tentando matá-lo.

Após nove anos de treinamento, Morgana conhece Galahad, também chamado de Lancelote, filho de Viviane. Ela sente muita atração por ele. Aparece também Gwenhwyfar, jovem e bela, perdida em Avalon. Morgana então luta contra o ciúme por Lancelote e a raiva pela própria aparência.

Morgana participa de um ritual no qual perde a virgindade com um rapaz, que logo depois descobre ser seu irmão gwydion, agora chamado Artur. Já em Avalon, Viviane revela que ela será a próxima Senhora do Lago e ela é apresentada ao próximo Merlin, Kevin. Uther morre e Morgana confecciona a bainha da espada de Avalon, com encantamentos para que o portador não perca sangue em combate. Artur recebe a espada e é coroado e Morgana descobre que está grávida do irmão. Revoltada, abandona Avalon, indo em busca de sua tia Morgause.

Opinião Pessoal

Como eu já havia dito, amo essa série. O primeiro livro é um mergulho no mundo e na alma dos personagens e é impossível não se identificar com eles. Mas é só o começo e ao terminar de ler fica a vontade de começar logo o próximo livro e ver o que será feito de Artur, Morgana e o filho deles.



Veja outros livros de Ficção.
Veja outros livros de Aventura.

0 comentários: